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  • Gabriel C

Firewall, comprar ou contratar como serviço?


Segundo a revista PCWorld o número de ameaças virtuais em 2018 tiveram discreta diminuição em comparação à 2017 em parte devido à leis de proteção de dados terem entrado em vigor na Europa, mas ainda assim o número de arquivos sensíveis comprometidos beira os 5 bilhões, as técnicas usadas nestes ciberataques tem sido cada mais mais sofisticadas à medida que os cibercriminosos adotam técnicas de engenharia social (ransonware por exemplo) ao mesmo tempo que migram para outros e cada vez mais elaborados modos de burlar a segurança cibernética, ao passo que o Brasil entra na lista de países com a regulação do setor através da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), passa a ser de fundamental importância para as empresas voltar às atenções à segurança dos seus dados e de seus clientes, fornecedores e colaboradores, uma vez que os prejuízos deixam de ser meramente operacionais e passam a responder judicialmente e economicamente por esta responsabilidade,

Face aos desafios mencionados, um aliado básico em qualquer empresa é o já tão conhecido firewall, vamos ver neste artigo o que é e qual a melhor forma de contar com ele na proteção da sua empresa,

O que é firewall?


O firewall é um ferramenta de segurança, um dispositivo de rede que é responsável por inspecionar o tráfego de smartphones, computadores e servidores de e para a internet. Esse controle é baseado num conjunto de mecanismos com suas devidas regras de segurança, os mais simples oferecem o básico como controle de navegação na internet (bloqueio de sites), controle de restrição e liberação de portas, acesso externo para usuários através de VPN enquanto outros mais robustos entregam recursos sofisticados como detecção inteligente de intrusão (IDS/IPS), antivírus, controle de permissões de usuários por aplicativo (application firewall), gerenciamento de banda e balanceamento de links de internet resultando em aprimoramento da segurança da empresa e garantindo segurança e disponibilidade aos processos críticos do core business.


Ineficácia do tradicional


No modelo tradicional de comprar segurança a implementação de uma solução de firewall sempre representa um desafio por vezes postergado por meses, e não sem razão, esse modelo de implantação impõe alto investimento para aquisição do firewall, software e mão de obra de instalação, mas isto além de não resolver a questão da segurança de forma efetiva ainda cria outros problemas afinal uma vez terminada a implantação quem fará a manutenção e atualizações? Os funcionários da TI estão capacitados na tecnologia? E a depreciação e renovação dos equipamentos?


Vantagens do firewall como serviço


O firewall como serviço é uma solução de segurança unificada e entregue no formato de ativação, e ao contrário do tradicional não exige o alto custo inicial com investimentos de aquisição de hardware e software, o valor de serviço é fixo e mensalisado sendo o gerenciamento de custo uma das principais vantagens desta modalidade.


Além da vantagem já mencionada a entrega do serviço é totalmente gerenciada e monitorada por um centro de operação de rede (NOC), o principal objetivo é que o cliente compreenda que não está simplesmente alugando um equipamento mas contratando uma equipe de especialistas sempre disponíveis tanto no serviço pró-ativo quanto na demanda gerada pelo cliente através de uma central de atendimento com procedimentos padronizados e prazos definidos de atendimento (SLA), os Firewall's são de última geração, configurados em conformidade com as necessidades de proteção levantadas e instalados em redundância para proporcionar o máximo em desempenho, segurança e disponibilidade ao cliente.

A Parceria certa


A EDR Tecnologia é uma empresa especializada em soluções de segurança e possui alianças estratégicas com os maiores fabricantes do setor tais como Sophos, Sonicwall e Fortigate.

Acreditamos que cada cliente é único em sua identidade de negócio e sua necessidade deve ser tratada como tal, portanto nossas soluções são pensadas e ofertadas de acordo com cada cliente.


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