Buscar
  • Gabriel C

Quais os primeiros passos do processo de migração para nuvem?

Atualizado: 16 de Abr de 2019


A migração para nuvem é uma tendência que cresce cada vez mais nas empresas. Tudo porque esse tipo de serviço traz mais segurança, disponibilidade, desempenho, organização e controle de custos, são inúmeros benefícios e é por isso que a demanda por cloud computing cresce cada vez mais, segundo o GARTNER as pesquisas indicam que ofertas de serviços e estrutura de Cloud movimentarão mais de US$ 300 bilhões até 2021. o crescimento da Nuvem deve crescer com uma demanda estimada em 18% ao ano.

O processo em si apresenta cada vez mais facilidades, mas exige conhecimento técnico especializado. Além disso, para realizar um processo de migração para a nuvem são necessários alguns passos importantes. Veja neste artigo quais são as primeiras coisas que a empresa deve fazer antes de iniciar a migração.


Definir uma estratégia de acordo com a necessidade do negócio


A primeira coisa a se fazer ao iniciar um planejamento de migração para nuvem é pensar na estratégia.

Em que sentido? É importante avaliar quais aplicações são elegíveis para serem migradas e quais impactos podem ocorrer durante a movimentação para a nuvem, além disso é importante testar o suficiente para que os usuários da aplicação se sintam confortáveis o suficiente para darem sua aprovação no projeto, é muito importante dar atenção aos mínimos detalhes... como será feito o controle de acessos? Qual é a melhor forma de armazenar os arquivos confidenciais? Quanto tempo será necessário para subir o volume de dados tendo como base a largura de banda dos links existentes? Haverá coexistência com os servidores locais ou será tudo movimentado numa única onda de migração? Tudo isso faz parte das estratégias que precisam ser consideradas no planejamento. Por via de regra migrar para a nuvem deve ser resultar em maior produtividade para os usuários, flexibilidade, escalabilidade e principalmente na redução em investimentos em estrutura de TI. Quanto mais os objetivos e resultados estiverem claros maiores as chances de sucesso do projeto.


O processo deve levar em conta as opiniões dos gestores e equipes


Outra questão muito importante é que os colaboradores da empresa possam expressar sua opinião antes da implementação. Os gestores devem se reunir com suas equipes e analisar quais são as necessidades de cada área e tudo isso em conjunto com os responsáveis pelo projeto de migração para nuvem. Além disso, devem avaliar de que forma a migração em nuvem pode trazer facilidades ou impactos para o setor em questão.

Uma decisão tomada de baixo pra cima pode cometer equívocos só percebidos por quem realiza as tarefas diariamente. Por isso, é importante envolver toda a equipe que utilizará os sistemas em questão. O papel dos gestores é essencial para reunir todas estas informações e garantir que a migração tenha um efeito positivo para suas áreas. Outra coisa interessante é definir as tarefas que cada um terá no processo de migração e elaborar um cronograma de projeto bem detalhado com as atividades e limites de responsabilidade de cada recurso no projeto, além desse detalhamento uma das partes mais importantes desse cronograma é a convocação dos gestores de cada departamento para a validação (homologação) de seus sistemas para efetivamente dar a missão de migrar para nuvem como concluída.


O fornecedor da nuvem deve entender o seu negocio


Ao contratar o serviço de uma empresa de TI especializada em computação em nuvem para fazer a sua migração é preciso fazer diversas reuniões em equipe. Todos os objetivos e necessidades da empresa devem estar alinhados com o serviço que será prestado. Além disso, o fornecedor deve informar sobre escolha da nuvem ideal, definições de segurança na nuvem e outros detalhamentos técnicos.

Por isso, não economize nas reuniões e realize quantos fóruns forem necessários. Depois dos colaboradores da sua empresa, os fornecedores são quem mais devem entender do seu negócio. Isso garante que o processo seja o mais assertivo possível e que a migração para nuvem traga os resultados e os ganhos esperados para sua empresa.

Estes são os passos iniciais que você deve seguir antes de iniciar a migração. No decorrer do projeto é extremamente importante realizar um monitoramento em tempo real e contar com um bom suporte do seu parceiro de TI para continuidade e sustentação do seu novo ambiente de computação em nuvem.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de migração para nuvem e hospedagem de servidores.

71 visualizações

Contato

Av. Nações Unidas, 18.801, Conj. 1220 NovAmérica Office Park - Santo Amaro, São Paulo - SP - CEP 04795-100

(11) 3230-2096

© Todos os direitos reservados a EDR Tecnologia