top of page
  • Foto do escritorEduardo Ribeiro

Suporte ao Service Fabric no Linux chega ainda este mês



Microsoft Azure Service Fabric

Ficou cada vez mais claro, nos últimos anos, que as empresas estão confiando em aplicações de nuvem paraimpulsionar a inovação e ganhar vantagem competitiva. Muito dessa pressão cai nos ombros dos desenvolvedores, que precisam criar novas aplicações com o potencial de romper padrões e transformarsetores inteiros. Esses mesmos desenvolvedores precisam poder lançar e atualizar suas aplicações mais rapidamente, para que possam responder às avaliações dos clientes e chegar ao mercado mais rapidamente que seus competidores.

Várias tendências estão emergindo para transformar possibilidades em realidade tanto para desenvolvedores quanto para empresas – e uma delas são arquiteturas de microserviço, que permitem aos desenvolvedores criar aplicações utilizando múltiplos serviços de único propósito e versões independentes para fornecer um meio escalável para produzir aplicações nativas da nuvem e permitir inovações rápidas. Service Fabric é a plataforma de aplicações de microserviços lançada no ano passado para ajudar os desenvolvedores a produzir e gerenciar aplicações em escala de nuvem. Forjado em batalhas internas na Microsoft por quase uma década, o Service Fabric tem atendido serviços escaláveis como Cortana, Intune, Azure SQL Database, Azure DocumentDB e a infraestrutura Azure. Recebemos excelentes respostas de nossos clientes e um grande impulso desde nossa apresentação na Build 2016, incluindo BMW, CareOtter, Ilyriad, Bentley System e Assurant.

Dada as suas origens, o Service Fabric admite servidores Windows e aplicações .NET, mas muitas empresas hoje rodam cargas de trabalho heterogêneas, incluindo servidores Windows e Linux, aplicações .NET e Java e banco de dados SQL e NoSQL. É por isso que estou animado em anunciar hoje que a prévia do Service Fabric para Linux estará disponível publicamente em nossa conferência Ignite, em 26 de setembro. Com esse anúncio, os clientes podem provisionar clusters Service Fabric em Azure utilizando Linux como o sistema operacional do host e implementar aplicações Java para clusters Service Fabric. O Service Fabric no Linuxestará disponível inicialmente para Ubuntu, com suporte para RHEL em breve.

Além disso, para suporte a CLI (Command-Line Interface), Eclipse e Jenkins, os desenvolvedores podem usar as ferramentas que conhecem para produzir e implementar no Service Fabric no Linux. Assim como no Windows, os desenvolvedores podem produzir e testar suas aplicações Service Fabric no Linux em uma única configuração, significando que você não precisa de um cluster no Azure para produzir e testar seu app. A ideiaé permitir que os desenvolvedores produzam aplicações Service Fabric no sistema operacional de sua escolha e rodem onde quiserem. Num futuro próximo, lançaremos um instalador Linux para permitir que o Service Fabric seja usado fora do Azure para implementações locais, híbridas e multi-nuvem. Também planejamos colocar partes da plataforma open source, começando com modelos de programação do Service Fabric. Isso permitirá que os desenvolvedores melhorem os modelos padrões de programação e os usem como pontos departida para criar seus próprios modelos e para dar suporte a outras linguagens.

Estamos felizes que, com nossas melhorias na capacidade e no alcance do Service Fabric, mais empresaspoderão aproveitar nossas inovações para turbinar suas próprias aplicações. Para saber mais sobre como começar com Service Fabric no Linux, confira nosso episódio no Channel 9.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page